
A gesture for Avariações (2024)





A gesture for Avariações (2024) é sobre um gesto atlético de mostrar a música de Fábia Maia. O filme desenvolve-se em dois gestos fundamentais. Um gesto para mostrar o gesto de cantar. Os gestos destacam duas mulheres como aquelas que têm o poder de mostrar e cantar (fazer ouvir).
Este ensaio teórico-prático apresenta a hipótese de um gesto atlético como forma de mostrar uma viagem, uma canção, uma pessoa, um lugar cheio de variações e Avariações. Através da proposta de um plano sequência, refletem-se os conceitos de espaço e duração, abordando não só o movimento do corpo no espaço físico, mas também do som e da câmara, guiados por um gesto atlético que mostra Avariações até chegar à Trafaria. O plano apresentado para este ensaio foi estabelecido num gesto atlético de mostrar numa câmara portátil, revelando as variações e "Avariações" captadas na viagem através do Tejo até à Trafaria, priorizando o tempo de ação igual ao tempo de gravação.
Avariações reúne um conjunto de 10 canções, que resultam de dois anos de trabalho do compositor e dos músicos envolvidos: André Gomes ao piano, teclados, arranjos, direção musical, coros; César Correia no baixo; David Anjos na bateria; Eugénia Contente na guitarra eléctrica; Joana Correia no violoncelo e Marian Yanchyk no violino. Neste álbum, em vários estilos e sensibilidades, Fábia Maia reflecte também o seu percurso de "(a) variações" rumo à sua independência.
Ficha técnica:
- Produção: Ana Sofia Cachapa
- Uma produção: SODA e Shootfill
- Realização: Daniela Silva
- Direção Fotografia: Daniela Silva
- Edição de Imagem e Som e Montagem: Daniela Silva
- Elenco: Fábia Maia