bio
cinema | video art | fotografia | vídeo | lomografia | artes plásticas

Daniela de Jesus Silva
Cineasta, artista multidisciplinar, operadora de câmara, videógrafa, editora de vídeo, vídeo artista, fotógrafa e desportista.
Estudou Artes Visuais na Escola Secundária Eça de Queirós. Realizou a licenciatura em Cinema na Universidade da Beira Interior e uma especialização em Som na Restart. É Pós-Graduada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou formação militar na Força Aérea Portuguesa. É mestre em Desporto pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Ciências da Comunicação na especialização de Cinema e TV pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Entre 2012 e 2024 foi diretora de algumas produções independentes como A bordo (2012), Consciência (2013), Araracanga (2013), Porto de Passagem (2014), Video Cover- Fábia Maia da Mentira do Vosso amor da autoria de Valete (2014), Noisy (2014-2019), Blinds (2014-2019), Memórias de um rio (2019). Em 2019, o filme Memórias de um Rio estreou no Kalajoki Film Fest, na Finlândia, tendo sido selecionado por várias vezes para as Lift-Off Filmmaker Sessions entre 2019 e 2021. Co-dirigiu/produziu Ver(de) fora da natureza (2023) e Tela delas (2024).
Foi diretora de som de alguns filmes, entre eles, Tu (2013) de Mariana Lopes, Cinco minutos de espera (2013) de Mar Cerdán, Estuque (2013) de Ana Luísa, Karma (2013) de Luís Ales, Porque um dia acaba (2014) de Luís Sérgio, Do outro lado do rio e entre as árvores de Nélson Leão; Crime Perfeito (2016) de Francisco Mira Godinho e Red (2016) de Fábio de Carvalho; Foi assistente de som nas curtas-metragens Bruno (2014) de Miguel Mota Pires e Persephone. (2014) de Simão Pereira.
Em 2014 foi cofundadora da Mostra de Filme Analógico "Super-A-Salto". Entre 2015 e 2016, trabalhou como assistente técnica na Restart. Entre 2016 e 1017, foi júri no Festival Shortcutz Figueiró dos Vinhos. Em 2017, iniciou funções como Operadora de som na RTP e no mesmo ano entrou para a Força Aérea Portuguesa.
Entre 2017 e 2023, foi militar, operadora de câmara, editora de vídeo e responsável pela mediateca na Força Aérea Portuguesa. Durante este período esteve sempre ligada à criação de conteúdos para comunicação audiovisual. Entre 2019-2020, no âmbito da missão que realizou no Mali, captou e editou vídeo no âmbito do Programme des Nations Unies pour le développement Mali.
Entre 2022-2023, foi bolseira de mestrado em Ciências da Comunicação no (ICNOVA) e estagiou na Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). Entre 2022-2023 realizou investigação e fotografia no âmbito das Relações Intergeracionais: fonte de vitalidade - para o Concurso de Fotografia CENIE, promovido pela Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL). Em 2023, alguns dos seus trabalhos (de vídeo e pintura) foram incluídos na galeria - Arte Laguna World.
Em junho de 2023, participou na Delegação Portuguesa para o EYE2023 (European Youth Event) in the European Parliament in Strasbourg - tendo apresentado um conjunto de propostas directivas, nas quais foi co-autora nas temáticas da Cultura/Desporto/Educação. Participou ainda nas sessões LUX Audience Award. No mesmo ano foi júri de Cinema na 5ª edição do Lisbon Sport Film Festival.
Desde 2023, tem-se dedicado à pesquisa em cinema e desporto e é cofundadora do Grupo de Trabalho Cinema & Sport e coordenadora do Projeto Sport in World Cinema. No ano seguinte, cofundou o coletivo soda a shootfill, onde trabalha como freelancer em vídeo e cinema.
Em 2024, dirigiu os filmes Tiring (2024) e A gesture for avariações (2024).





