
Um braço para o gesto (2024)

Väliaho (2014) introduz a necessidade de compreender o potencial do cinema além do «espetáculo» e expõe que uma diversa gama de máquinas foi projetada para «capturar» e reproduzir o que era visto; contudo, a forma como exploramos esses aparelhos, configura um conjunto de possibilidades de reinventar o cinema. Nesta relação entre o corpo, o gesto e a captura do mundo, entramos nos estudos da imagem em movimento criando o nosso próprio aparato cinematográfico.
Convocamos A Morte do Cinema (2003) de Pedro Sena Nunes, numa espécie de homenagem «ao homem do aparelho», Álvaro Dias, «mecânico de automóveis que (re)construiu dois projetores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora» (CINEPT, 2024). Desta forma, o cineasta revela como este homem dos mecanismos era absolutamente fascinado pela ilusão do cinema, conduzindo-nos a pensar no aparato cinematográfico e na emergência de um gesto cinematográfico reconfigurado, ao serviço de uma contínua invenção do cinema.
Através deste «aparelho», descobrimos o fascínio que a técnica da ilusão do cinema podia conter não só na projeção mas também na captura.
Tal como Pedro Sena Nunes, resgatamos uma personalidade que nos permite pensar o dispositivo cinematográfico. Para esta reflexão, trazemos um projeto partilhado com o nosso homem do aparelho - Adelino Soares, serralheiro civil, que (re)construiu através de uns pedaços de alumínio (que teriam como certo qualquer construção menos cinematográfica), uma grua de cinema para um uso totalmente manual, não só inventou-lhe o sistema de contrapeso, o sistema elevatório e rotativo da extremidade da cabeça, mas também, o tripé com rodas, para suporte da grua. Da Daniela, só a ideia de um gesto prolongado para capturar.
Recuamos no tempo e mergulhamos nas invenções tecnológicas com Väliaho (2014), para pensar na captura e no prolongamento da captura. Na verdade, num prolongamento do dispositivo que permitisse uma extensão do gesto cinematográfico para capturar.
O nosso aparelho pretende responder de que forma podemos capturar os gestos técnicos dos movimentos desportivos e apresentar novas configurações estéticas e técnicas cinematográficas. Através do aparelho — que constitui uma grua manual, apresentamos como uma hipótese Um Braço para o Gesto, um braço para um modo de ver.
A nossa proposta apresenta prolongamentos do dispositivo, que privilegiam o espaço e foca-se no plano, nos ângulos e no movimento da câmara através de uma extensão do corpo (braço).
Nunes. P. (Diretor). (2003). A Morte do Cinema [Filme]. https://lugardoreal.com/video/a-morte-do-cinema
CinePT. (2024). A Morte do Cinema (2003). https://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/2301/A+Morte+do+Cinema
Väliaho, P. (2014). Väliaho, P. (2014). Marey's Gun: Apparatuses of Capture and the Operational Image. In A. van den Oever (Ed.), Technē/Technology. Researching Cinema and Media Technologies — Their Development, Use, and Impact (pp. 169–176). Amsterdam University Press. https://doi.org/10.25969/mediarep/13685